Você conhece a história de um homem que ficou preso em sua casa durante uma inundação? Bem, um barco veio pra resgatá-lo mais ele acenou para a equipe de resgate, dizendo: “Deus vai me resgatar!” Tentaram socorrê-lo várias vezes, mas sempre ele negava e dizia a mesma coisa: “Deus vai me resgatar!”.
Como era de se esperar, as águas subiram ainda mais e o homem morreu afogado. Chegando ao céu, reclamou de Deus e disse: “Eu esperava que o Senhor fosse me resgatar!” E disse Deus: “Mandei dois barcos e um helicóptero para ajudá-lo!”
Quase podemos ouvir Deus dizer: “Lembre-se, Deus ajuda a quem se ajuda”.
Não demos sentar e esperar que Deus faça tudo por nós. O Senhor realmente espera que aproveitemos um barco ou um helicóptero se precisarmos ser resgatados.
Na verdade, Deus só nos ajuda se fizermos algum esforço. Ajuda não significa não fazer nada e alguém vem e faz por nós. Ajudar, nesse caso, significa que, quando todo o nosso poder e capacidade se acaba, não conseguindo assim alcançar nosso objetivo, pra alcança-lo é preciso uma força extra, uma ajuda, e é aí que Deus entra em cena e é apenas nesse caso que devemos pedir a ajuda. Pedir ajuda quando não está precisando é acomodação. Será que Deus ajudaria um acomodado?
Paulo por exemplo disse que se um homem não trabalhasse, não deveria comer (II Ts 3:10). Thiago diz aos crente: “Aproxima-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” (Tg 4:8). Aliás, em meio a diversidades de passagens bíblicas salientando sobre a ajuda de Deus, em Is 41:10 Deus diz para o povo não temer e nem se assombrar. Ora, não temer nem se assombrar significa não ficar parado em meio a uma situação. Porque quem teme e quem se assombra, está estacionado, mas quem decide NÃO temer e NÃO se assombrar, está fazendo alguma coisa pra tentar ou mesmo sair da situação. E no término da passagem Deus diz: “... Eu te fortalecerei e te AJUDAREI...”.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário